Seguidores

Seja bem-vindo(a)!

Agradecidas por sua visita!
Sinta-se à vontade para ler, xeretar e opinar.
Sua contribuição é importante para nós.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A relação entre as Artes e o Desenvolvimento da Alfabetização


Continuando o assunto da postagem do dia 7, falamos agora sobre a relação entre as artes e a alfabetização.
As artes são fundamentais para o desenvolvimento da alfabetização e do pensamento para todas as pessoas. Elas levam os estudantes a comunicarem-se de forma única através das barreiras lingüísticas e culturais, favorecendo a disciplina, a concentração e a auto-estima. A educação artística melhora a cognição, promove relações sociais, estimula o desenvolvimento pessoal, ajuda a manter os alunos na escola, promove avanço na discussão de temas e encoraja a cidadania produtiva. As artes fornecem muitos modos de representação, linguagens necessárias para entender e expressar esses modos, e experiências sensoriais que estimulam a mente a formar novas idéias, novas perspectivas e novas combinações de linguagens.
O envolvimento nas artes estimula o pensamento representativo. Esse pensamento, de natureza altamente não-verbal e imaginativa, é a base do julgamento de analogia, de metáfora e de substituição simbólica. Para as crianças pequenas, o pensamento representativo pode ser expresso através de formas diferentes, como gestos e linguagem corporal, jogo, modelagem, tarefas de construção, desenho e pintura. Para as crianças mais maduras, a  habilidade e a técnica de cada tipo de arte podem ser ampliadas para incluir todos os vários tipos que a imaginação pode criar. Portanto, as artes fornecem um meio para a mente alcançar alturas criativas, abordar e resolver problemas de formas alternativas. Quanto mais atos criativos uma pessoa experimenta, quer sejam de uma outra pessoa, quer sejam dela própria, mais rica é a existência dessa pessoa.
A exploração estética (estudo de obras de arte e/ou de artistas, ligadas a algum tema de estudo, bem como a experimentação das técnicas por eles utilizadas) desperta as habilidades perceptivas, intelectuais, lingüísticas e estéticas dos alunos. Esse tipo de abordagem aumenta o repertório de imagens dos alunos, o que contribui para a formação de uma base chamada de base alusiva. Se essa base estiver empobrecida, o leitor ou o ouvinte pode não compreender total e ricamente. Uma grande vantagem da exploração estética é que ela pode ser ensinada através do uso de quaisquer meios, requer pouco talento artístico criativo por parte do professor e fornece expansão de conceito e de vocabulário.
As artes, na abordagem educacional, apresentam uma forma holística de fornecer conteúdo, técnica, vocabulário e conhecimento histórico para usar a linguagem significativa e produtivamente em muitos contextos do currículo. Além disso, quando os estudantes envolvem-se em conversas sobre arte, eles também estão envolvidos em habilidades que têm uma relação direta com a leitura. Portanto, a arte pode ser uma força poderosa para a produção da narrativa ou para a interpretação da literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário