Seguidores

Seja bem-vindo(a)!

Agradecidas por sua visita!
Sinta-se à vontade para ler, xeretar e opinar.
Sua contribuição é importante para nós.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Atitudes do Professor e Progresso da Leitura

A seguir o resumo de um dos artigos do livro Incentivando o amor pela leitura. 
"Como as Atitudes do Professor Influenciam o Progresso da Leitura", de Dwyer e Dwyer.
Não temos como saber, com certeza, o que muda a atitude ou a capacidade de leitura dos alunos, mas a atitude do professor, durante os anos escolares, influencia mais do que qualquer outro fator ou combinação de fatores. A competência para ensinar, juntamente com a atitude positiva e outras qualidades afetivas incentivam o desejo e o gosto pela leitura. 
Geralmente pensamos em reforma educacional como alguma coisa de âmbito nacional, mas ela deve ser vista mais como uma questão local e até mesmo pessoal. A aprendizagem se dá muito mais por estar o aluno em um ambiente de ensino no qual se sinta valorizado e capaz de aprender, do que por determinações do sistema educacional.
Estudos enfatizam o desenvolvimento cognitivo, mas reconhecem, também, a influência do afeto no aprendizado. Pesquisadores salientam a importância das expectativas do professor relativas ao desempenho e à capacidade de aprendizado dos alunos. 
Pesquisa sobre boas escolas e professores eficientes, realizada entre 1970 e 1985, enfatizava a importância de considerações afetivas entre professores, incluindo especificamente: 
1. altas expectativas para os alunos e para eles próprios como professores; 
2. atitudes de afeto e cuidado demonstradas aos alunos; 
3. ensino focalizado mais nas necessidades dos alunos do que no conteúdo específico; 
4. ensino altamente flexível, entusiástico e imaginativo; 
5. altos níveis de conforto pessoal durante as interações com os alunos. 
Uma pesquisa sobre ensino eficaz apontou as seguintes características do professor para obter um ensino eficaz: 
1. clareza ao apresentar instruções, expectativas e informações; 
2. capacidade de lidar flexivelmente com programas instrucionais para satisfazer às necessidades individuais dos alunos; 
3. entusiasmo pela matéria e pelo ensino. 
Esses pesquisadores constataram desempenhos consistentemente superiores entre alunos cujos professores ofereciam apoio psicológico além do apoio acadêmico. Esse apoio psicológico consistia em reforço de comportamento desejável, reconhecimento da qualidade do trabalho com ênfase às conquistas e evitação de críticas sempre que possível. 
Outra pesquisa constatou que, em escolas que avançavam rumo a uma maior eficácia, os professores demonstravam uma combinação de atitudes positivas e altas expectativas para com os alunos, boas estratégias de manejo de sala de aula e práticas instrutivas adequadas. Os pesquisadores concordam que, quando os professores demonstram atitudes positivas em relação a seus alunos, acreditando serem aprendizes capazes, os alunos, de fato, obtêm mais sucesso em suas atividades. 
Várias pesquisas comprovaram que os mais proeminentes comportamentos estimuladores dos professores para a aprendizagem dos alunos eram expressão vocal, sorriso e uma postura corporal relaxada. 
Todas essas pesquisas, e muitas outras, têm salientado as atitudes do professor como o fator mais influente na aprendizagem dos alunos. As competências dos professores, juntamente com considerações afetivas são os fatores mais importantes relativos ao aprendizado. As crianças devem experimentar o sucesso, especialmente quando estão aprendendo a ler. A aprendizagem da leitura é a experiência mais importante de crianças da escola fundamental – tão importante a ponto de determinar os níveis de sucesso ou de fracasso durante todos os anos escolares. 
“Professores positivos criam leitores entusiásticos.” 
CRVP

Nenhum comentário:

Postar um comentário