Seguidores

Seja bem-vindo(a)!

Agradecidas por sua visita!
Sinta-se à vontade para ler, xeretar e opinar.
Sua contribuição é importante para nós.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Importância da Literatura para Leitores em Desenvolvimento

Essa postagem está baseada na primeira parte do artigo “A Literatura e as Artes Visuais: Motivações Naturais para a Alfabetização" de Richard Sinatra, que faz parte do livro, citado anteriormente, "Incentivando o Amor pela Leitura".

Muitas pessoas têm reconhecido a importância da literatura em fornecer uma base sadia para a educação humanística. A educação artística básica, composta de literatura, arte visual e design, arte da representação e arte da mídia fornecem aos estudantes instrumentos para criar, comunicar e fazer escolhas instruídas e críticas.
A imersão na literatura, como forma de arte e conteúdo de leitura, pode realizar cinco objetivos para leitores em desenvolvimento. Primeiro, a literatura mostra os seres humanos em seu melhor ângulo. Eles lutam por algo contra todas as adversidades. Conforme os jovens lêem e percebem a luta que eles próprios têm que vencer, podem aprender a igualar e avaliar a condição humana.
Segundo, a literatura como forma de discurso é facilmente compreensível para leitores jovens. Afora a poesia, a literatura é geralmente distinguida como a forma de discurso da ficção, e seu estilo é narrativo. As crianças usam e dependem da narrativa para sua primeira forma de pensamento. E, embora o desenvolvimento do discurso narrativo das crianças inicie a partir de suas vidas cotidianas, à proporção que elas contam fatos sobre si mesmas e sobre os outros, seu entendimento da experiência humana aumenta quando elas têm conhecimento das narrativas folclóricas e culturais que são transmitidas através das gerações. Além disso, quando as crianças menores colocam-se nos papéis de observadores na narrativa, elas recebem ajuda na aquisição da alfabetização.
Terceiro, através da literatura, os leitores aprendem que a linguagem é usada de maneiras ricas e criativas. As formas como as palavras são usadas e as frases arranjadas são percebidas na imaginação do escritor. Os leitores, por outro lado, imaginam a justaposição de vocabulário e de frases à medida que tentam recriar a essência da visão do escritor. Quanto mais o vocabulário colore o caminho de riqueza e de textura, mais o leitor alcança visões de significado esteticamente apelativas enquanto aprende novas palavras.
Quarto, a literatura dá acesso a experiências estéticas que são tão prazerosas quanto envolventes: elas nos deixam felizes ou satisfeitos e dominam o nosso foco durante a leitura. Durante a leitura estética, o leitor experimenta e aprecia as idéias, as situações, as cenas, as personalidades e as emoções que são evocadas e participa das tensões, dos conflitos e das resoluções à medida que estas se desenrolam. A leitura estética ajuda pessoas a se tornarem leitores para toda a vida.
Finalmente, o milagre e o prazer da literatura podem ser facilmente integrados e traduzidos para outras formas de arte. Freqüentemente, as crianças revelam a majestade de sus imaginações quando interpretam narrativas através de arte visual, do drama e da música. Seus desenhos, por exemplo, refletem seu entendimento do texto não apenas de modo literal, mas também expressiva e esteticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário