Notícia interessante em jornal da cidade de Bauru - SP:
Na comunidade do Jardim Primavera, em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru), a iniciativa de uma professora começou a mudar a realidade de muitas pessoas neste ano. É o projeto “Maleta Viajante”, que incentiva nas crianças o gosto pela leitura e, ‘de brinde’, aproxima pais e filhos.
Deile Barboza, professora do primeiro ano B da escola municipal de ensino infantil e fundamental “Prefeito Ezio Paccola”, deu início à ação no segundo semestre deste ano e já colhe os frutos da iniciativa. Muitas famílias incorporaram a leitura no seu dia-a-dia e até observaram uma melhora da convivência no lar.
O primeiro passo foi agendar uma reunião com os pais para explicar o projeto. Em seguida, a professora passou a sortear, três vezes por semana, uma criança para escolher um dentre os vários livros da biblioteca da escola, selecionados pela educadora conforme a idade dos alunos.
Cada criança sorteada fica dois dias com o livro, que é levado por ela para casa dentro de uma maleta colorida, decorada artesanalmente pela professora. Um lápis preto, caixa de lápis de cor, caneta azul, borracha e régua são ferramentas que complementam a pequena mala, entregue nas mãos dos pais no momento em que vão buscar os filhos no portão da escola.
A eles cabe uma missão simples, mas infelizmente pouco usual na grande maioria das famílias: reservar um momento do dia para contar uma história às crianças.
“Percebo que essa simples ação mudou a postura de alunos e intensificou a relação entre pais e filhos. Mesmo os pais que não sabem ler, têm mostrado interesse. Ouço dos alunos que eles sentam junto com alguém da casa que é alfabetizado e ouvem a história em família”, diz a professora.
E se a família não se mostra adepta à ideia, a educadora também tenta mudar essa situação: investe em uma conversa franca para explicar a importância dessa ação, que não só agrega vocabulário, aguça a curiosidade e facilita o aprendizado das crianças, como também tem o poder de colaborar com a união das famílias. “Em casa, agora sentamos todos juntos na hora da leitura”, conta Laudelice Feitosa Tomas, mãe de Sthefany, de sete anos. “É uma recordação que a minha filha vai levar para a vida inteira. Eu não tive esse momento, mas ela vai ter”.
De acordo com a professora Deile, o projeto “Maleta Viajante” também contribui para disseminar entre as crianças o senso de responsabilidade e cuidado com o livro. “Até então muitos achavam que o livro era aquela coisa bonita para ficar na estante. Hoje, a cultura é outra.”
Este blog foi criado por alunas do Curso Mediadores de Leitura|Santana do Livramento, com o propósito de divulgar os trabalhos e também artigos, vídeos e outras coisas interessantes sobre o assunto do blog. Com o final das atividades, o grupo foi desfeito, mas o blog continua com os mesmos propósitos e com alguns acréscimos por conta da pessoa que continua com a responsabilidade das postagens.
Seguidores
Seja bem-vindo(a)!
Agradecidas por sua visita!
Sinta-se à vontade para ler, xeretar e opinar.
Sua contribuição é importante para nós.
Sinta-se à vontade para ler, xeretar e opinar.
Sua contribuição é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário